Biomas aquáticos  escrito em segunda 28 setembro 2009 09:08

Biomas aquáticos

Vimos que os Biomas, as grandes comunidades clímax, são classificados como terrestres ou aquáticos de acordo com a sua localização.

Os Biomas aquáticos podem ser de água salgada (oceanos, mangues) ou de água doce(rios, lagos e lagoas).

Oceanos

Analisando os oceanos podemos perceber que o mar é o maior ambiente natural do planeta e suas principais características são: a salinidade, as marés, as correntes, os nutrientes minerais e o conjunto: luminosidade/profundidade que cria camadas ou zonas.

Imagem no formato JPEG Imagem no formato JPEG

Sabemos que as marés são influenciadas pelo Sol e pela Lua. Entretanto como a Lua está mais próxima exerce maior atração sobre as águas e provoca a elevação das marés em certos pontos do planeta. Devido à rotação da terra ocorrem duas marés cheias por dia.

Também devido à rotação, juntamente com os ventos e a diferença de salinidade e temperatura, são criadas as correntes marítimas que tem um efeito profundo sobre o clima mundial. Além disso, as correntes favorecem a dissolução do oxigênio, dispersam as formas vivas e mantém relativamente uniforme a composição química média da água.

A concentração de elementos nutritivos dissolvidos, nos oceanos, é baixa mas podem ser trazidos de regiões profundas para a superfície através das correntes num processo conhecido como ressurgência. Nos locais onde ocorre a ressurgência, prolifera o plâncton que serve de alimento para os peixes, que se multiplicam e servem de alimento para as aves, cujo excremento é utilizado pelo homem para fertilizante. Esse ciclo acontece nas costas do Peru, por exemplo, onde tanto o guano(excremento) como os peixes são fonte de renda importante para a população desse país.

Nos biomas aquáticos podemos dividir os seres da comunidade em três grandes grupos : plâncton, bentos e nécton.

O Plâncton é constituído por organismos que flutuam na superfície da água. Temos as algas unicelulares, também denominadas fictoplâncton, que através da fotossíntese produzem a maior parte do oxigênio atmosférico e são os produtores desses ecossistemas. Além das algas existem protozoários, pequenos crustáceos, medusas, larvas de vários animais, incluindo as larvas dos peixes que constituem o zooplâncton e representam os consumidores nessas cadeias alimentares.

Os bentos são os seres que vivem no fundo do mar e abrange tanto os organismos que vivem enterrados no lodo ou na areia, como os que caminham ou vivem fixados no fundo aquático.

São representantes dos bentos as esponjas, as estrelas-do-mar, os mexilhões, as algas multicelulares, etc.

hidra anemona do mar
estrela-do-mar golfinhos

Já no grupo dos néctons estão incluídos todos os organismos que nadam ativamente e são capazes de vencer as corrente. Os peixes e os mamíferos marinhos estão nesse grupo.

Mangues

O mangue ou manguezal é um bioma adaptado à zona de transição entre o mar e a terra firme. O solo é lodoso e salgado, apresentando uma vegetação arbustiva característica e é um dos poucos ecossistemas do planeta onde ocorrem plantas emergentes que toleram a salinidade.

Mas os manguezais não se restringem à orla marítima, podem penetrar vários quilômetros no continente, seguindo o curso de rios, cujas águas se misturam com o mar, durante as marés cheias.

mangue vermelho
 
carangueijo do mangue

É o que ocorre em Belém, no Pará e em São Luiz, no Maranhão.

O mangue é uma proteção contra a erosão decorrente das violentas chuvas tropicais.

mangue

Embora, os mangues estejam entre as comunidades biologicamente mais ricas e tenham grande importância nas cadeias alimentares oceânicas além de servirem de local para descanso aos pássaros migratórios, a maioria das pessoas considera-os inúteis, não os pareciam esteticamente e são os primeiros a serem destruídos por drenagem ou aterros.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.82.121.218) para se identificar     


1 comentário(s)

  • ariane mailto

    Qua 06 Mar 2013 01:34

    nã achei cois anenhuma.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para biomas

Precisa estar conectado para adicionar biomas para os seus amigos

 
Criar um blog